Estas tecnologias irão ajudar a treinar melhor os futuros cirurgiões nos programas de residência e também ajudar no plano cirúrgico de cada paciente, resultando em um procedimento mais seguro. Você sabe qual tecnologia é esta?
A tecnologia que vai permitir isto é ...
A realidade virtual (VR) / realidade aumentada (AR).
A tecnologia VR/AR é mais comumente conhecida para o entretenimento.
Quem nunca ouviu falar da febre de alguns anos atrás do Pokemon Go?
Neste game as pessoas, capturam criaturas virtuais, os pokemons (de 'pocket monsters', ou seja, monstros de bolso, em uma tradução livre) através da tela de um celular. O pokemon era visto através da tela do celular imerso no mundo real, como se a câmera do celular fosse um filtro que permitisse ver algo invisível.
Na época do seu lançamento, virou uma febre mundial.
Esta foi uma das aplicações de realidade aumentada de maior divulgação e serviu para mostrar o que é a realidade aumentada.
Cada vez mais ter surgido aplicações de realidade virtual / realidade aumentada (RV/RA) em outras áreas, além do entretenimento.
Na medicina, vou falar aqui de duas promissoras empresas que possuem a RV/RA como o "core" dos seus negócios.
A Osso VR tem o foco no treinamento de cirurgiões capacitando-os melhor durante o período de residência médica.
Segundo artigo da Annals of Surgery, no momento da graduação, por volta de 30% dos residentes não estão capacitados para operar independentemente.
Além disso, segundo a Osso VR, o treinamento durante a residência não está acompanhando as inovações tecnológicas e de robótica que surgem em ritmo acelerado.
A Osso VR veio ao mercado para tentar suprir esta deficiência através de um treinamento de cirurgias através da realidade virtual.
Vejam o vídeo:
Para quem acha que isto irá resultará em cirurgiões piores, eles validaram o método de treinamento e chegaram a conclusão que o treinamento com Osso VR resultou em uma performance 230% melhor quando comparado aqueles treinados com metodologia tradicional.
Isto pode ser visto neste vídeo:
Para mais vídeos e informações acessem a página da Osso VR e seu canal no You Tube.
A proposta da Immersive Touch é outra.
Através da realidade virtual / realidade aumentada, sua solução permite analisar as imagens de um tomografia ou ressonância magnética de um paciente de uma forma nunca vista até então.
O cirurgião poderá programar a cirurgia e até treinar o procedimento em um ambiente virtual, antes da cirurgia, garantindo uma maior segurança para o paciente.
Vejam o vídeo:
Neste vídeo um exemplo de uma aplicação na retina:
Para mais informaçoes, acesse a página da Immersive Touch e seu canal no You Tube.
A medicina é uma das áreas de conhecimento que irá sofrer transformações incríveis possibilitando melhores diagnósticos e tratamentos mais seguros para os pacientes.
Estes são alguns exemplos práticos de como estas novas tecnologias serão inseridas dentro da área da medicina.
Isto é apenas o começo.
Continue acompanhando a Esphyrall para ficar por dentro das transformações pela qual a medicina está passando.
Página Osso VR
Readiness of US General Surgery Residents for Independent Practice - Ann Surg 2017 Oct;266(4):582-594. doi: 10.1097/SLA.0000000000002414.
Página Immersive Touch