Com o intuito de informar tanto os profissionais de saúde, bem como a população, sobre novas informações sobre o corona-vírus, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein criou a plataforma COVIDLog.
Segundo seu site, ela possui quatro objetivos:
1) Inovação - Ser uma ferramenta de atualização contínua para profissionais da saúde com relação a COVID-19;
2) Integração médica - Propiciar a criação de uma rede de profissionais da saúde com interesses comuns;
3) Pesquisa - Apresentar as últimas pesquisas sobre o coronavírus e suas implicações epidemiológicas, de prevenção, clínicas e terapêuticas; e
4) Confiabilidade - Trazer o conhecimento sobre a COVID-19 em tempo real com conteúdo confiável.
A seguir, trancrevo o texto que conta mais os motivos da criação desta plataforma:
A pandemia pelo coronavírus causando a COVID 19 com um impacto tão grande na saúde pública é algo que não poderia ter sido imaginado nem mesmo em livros de ficção científica para o século XXI.
O Brasil, um país desigual, vem procurando através de seus gestores públicos e da comunidade em geral procurar fazer o melhor possível em seus diferentes níveis e contextos.
Com esta filosofia, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), vem adotando uma série de ações que extrapolam o muro de seu sistema de saúde que inclui assistência, ensino, pesquisa, inovação, consultoria e ações sociais auxiliando diretamente o combate a epidemia junto ao sistema público de saúde e com ações sociais nos mais diferentes níveis.
Neste contexto, a partir de uma plataforma tecnológica que estava sendo desenvolvida para a hematologia (HEMATOLOG) , resolvemos transformá-la rapidamente em uma ferramenta de educação e informações confiáveis a profissionais da saúde e público em geral sobre a Covid-19. Somos testemunhas da velocidade com que novas pesquisas a atualizações das condições desta doença se modificam diariamente.
Para tanto conseguimos juntar esforços das diversas áreas institucionais como diretoria, gestores, inovação, pesquisa, ensino a distância, telemedicina, corpo clínico e equipes multidisciplinares da saúde em torno deste objetivo.
Temos a convicção que esta será mais uma contribuição da SBIBAE a comunidade e esperamos que você possa participar com informações e sugestões.
Em um mundo, no qual, as "fake news" tem se alastrado nas redes sociais com a mesma (ou até pior) virulência do que o próprio vírus, iniciativas como esta são mais do que necessárias, eu diria até essenciais, no combate a esta epidemia.
Parabéns pela iniciativa!!!
Disclaimer: Eu possuo vínculo com esta instituição.
Site da COVIDLog