Escrito por 
Rogerio Chinen

Tudo bem. A idéia já está no ar... Como vamos chamar?

Publicado em 
março 5, 2020

O nome é um elemento fundamental na criação de um projeto. Ele deve ser simples, de fácil assimilação e entendimento. Alem disso ao apenas pronunciá-lo devemos ser capazes de expressar a idéia básica do projeto. Por fim o domínio (endereço na www) na internet deve estar disponível. Um tempo considerável foi dispendido nesta etapa, considerando a importância da escolha do nome. O nome “Espiral de Valor” surgiu e preencheu todos os requisitos para um bom nome, e foi além, pois traz o conceito de espiral o qual se ajusta perfeitamente com o intuito deste blog. Espiral segundo o dicionário Aurélio é matematicamente falando :“Curva aberta que descreve várias voltas em torno de um centro / Curva plana cujo raio polar é uma função constantemente crescente (ou decrescente) do ângulo polar”.

Segundo o site infopedia.pt , espiral significa simbolicamente: A espiral é um símbolo de evolução e de movimento ascendente e progressivo, normalmente positivo, auspicioso e construtivo, sobretudo na sua forma. Enquanto plana, a espiral pode ser associado ao movimento de evolução e de involução. Na sua versão de espiral dupla, traduz o todo, a união dos contrários, o nascimento e a morte.

A forma da espiral é encontrada em todas as culturas e traduz um movimento ascendente de evolução a partir de um ponto inicial, o que pode até ser associado como a própria progressão da existência. Assim como a vida, a espiral helicoidal projeta-se para o infinito e aparentemente não tem fim. Está associada a lua, a água, ao feminino, a evolução cíclica, a vida e a fertilidade, e está representada em muitas divindades femininas do paleolítico. O movimento da espiral é também o movimento da energia dos chakras conforme são descritos nas filosofias hindus. Pelo seu lado, a espiral plana está associada ao labirinto, e pode significar um movimento tanto de expansão como de compressão para o centro. A espiral em forma dupla significa o nascimento e a morte e a alternância Yang e Yin. Está associada as duplas serpentes enroladas no caducey e também nas representações do dragão enroscados nas colunas dos templos. Na Índia, a forma da espiral está associada a serpente ígnea, a energia Kundalini, que dorme enroscada na base da coluna vertebral pronta a ser despertada em estado latente. Apesar de indicar um movimento constante, a espiral traduz ao mesmo tempo equilíbrio e ordem inseridos numa permanente mudança. Na África, a espiral possui o simbolismo da criação da vida e na expansão do mundo e, entre certas tribos, representa o deus masculino e também o movimento das almas e dos espíritos. Em outras culturas muito antigas, a espiral foi usada para gravar nas rochas das montanhas relógios solares.

O movimento da espiral é observado nos cânticos e nas danças espirais de celebração do solstício de inverno entre as índios da América Central, que festejam o principio de um novo ano e o ponto zero de uma nova etapa. Um tipo de dança giratória é também encontrada entre os Dervixes da tradição sufi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright  © 2020 - Esphyrall. Todos os direitos reservados.
Top
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram
Share via
Copy link
Powered by Social Snap