O nome é um elemento fundamental na criação de um projeto. Ele deve ser simples, de fácil assimilação e entendimento. Alem disso ao apenas pronunciá-lo devemos ser capazes de expressar a idéia básica do projeto. Por fim o domínio (endereço na www) na internet deve estar disponível. Um tempo considerável foi dispendido nesta etapa, considerando a importância da escolha do nome. O nome “Espiral de Valor” surgiu e preencheu todos os requisitos para um bom nome, e foi além, pois traz o conceito de espiral o qual se ajusta perfeitamente com o intuito deste blog. Espiral segundo o dicionário Aurélio é matematicamente falando :“Curva aberta que descreve várias voltas em torno de um centro / Curva plana cujo raio polar é uma função constantemente crescente (ou decrescente) do ângulo polar”.
Segundo o site infopedia.pt , espiral significa simbolicamente: A espiral é um símbolo de evolução e de movimento ascendente e progressivo, normalmente positivo, auspicioso e construtivo, sobretudo na sua forma. Enquanto plana, a espiral pode ser associado ao movimento de evolução e de involução. Na sua versão de espiral dupla, traduz o todo, a união dos contrários, o nascimento e a morte.
A forma da espiral é encontrada em todas as culturas e traduz um movimento ascendente de evolução a partir de um ponto inicial, o que pode até ser associado como a própria progressão da existência. Assim como a vida, a espiral helicoidal projeta-se para o infinito e aparentemente não tem fim. Está associada a lua, a água, ao feminino, a evolução cíclica, a vida e a fertilidade, e está representada em muitas divindades femininas do paleolítico. O movimento da espiral é também o movimento da energia dos chakras conforme são descritos nas filosofias hindus. Pelo seu lado, a espiral plana está associada ao labirinto, e pode significar um movimento tanto de expansão como de compressão para o centro. A espiral em forma dupla significa o nascimento e a morte e a alternância Yang e Yin. Está associada as duplas serpentes enroladas no caducey e também nas representações do dragão enroscados nas colunas dos templos. Na Índia, a forma da espiral está associada a serpente ígnea, a energia Kundalini, que dorme enroscada na base da coluna vertebral pronta a ser despertada em estado latente. Apesar de indicar um movimento constante, a espiral traduz ao mesmo tempo equilíbrio e ordem inseridos numa permanente mudança. Na África, a espiral possui o simbolismo da criação da vida e na expansão do mundo e, entre certas tribos, representa o deus masculino e também o movimento das almas e dos espíritos. Em outras culturas muito antigas, a espiral foi usada para gravar nas rochas das montanhas relógios solares.
O movimento da espiral é observado nos cânticos e nas danças espirais de celebração do solstício de inverno entre as índios da América Central, que festejam o principio de um novo ano e o ponto zero de uma nova etapa. Um tipo de dança giratória é também encontrada entre os Dervixes da tradição sufi.
A espiral é encontrada não apenas nas religiões como simbolismos mas também são reproduzidas em varias ocasiões na natureza tanto no macro cosmos (o movimento das galáxias, da via láctea) como no micro cosmos (dupla helice de dna, ouvido interno, impressão digital). Também vemos representações da espiral na arquitetura e nas artes.
Com esse simbolismo todo, a palavra espiral se ajusta perfeitamente com a idéia deste blog. Desejamos uma difusão de idéias e reflexões, que podem girar a espiral do valor em dois sentidos: tanto para dentro (“spin in”) com o intuito de nos melhorarmos como individuo e adquirindo consciência do eu e do potencial de cada um , mas também para fora (“spin out”) com o intuito de mudanças que reflitam ações externas em beneficio do próximo, da sociedade na qual vivemos. Além disso, a espiral reflete o conceito de infinitude. Este movimento evolutivo tanto individual como coletivo não tem limites.