Existe uma técnica que mentes brilhantes frequentemente adotam: a regra do silêncio estranho.
Ninguém duvida que estamos vivendo em um mundo de ritmo acelerado, não queremos esperar por nada. Queremos tudo de forma imediata.
Antigamente para assistir a um filme em casa, precisávamos ir a uma locadora de vídeo como a finada BlockBuster. Hoje, basta sentar no sofá, abrir o Netflix, buscar um filme que agrade e curtir. Além disso, muitas vezes, nem perdemos tempo procurando algo para assistir, o uso de algoritmos detectam nossos gostos cinematográficos e nos mostram aqueles filmes e séries que tem mais chance de nos agradar.
O mesmo acontece com inúmeras outras situações, como ouvir música, pedir uma comida, pedir um taxi, agendar um hotel, etc.
O aparecimento dos aplicativos de mensagem como o WhatsApp e de redes sociais como Instagram, Twitter e TikTok, também colaboraram com esta pressa coletiva.
No WhatsApp as pessoas esperam que imediatamente a contra-parte vai te responder.
Os Stories e o mais recente Reels do Instagram foram criados para produzir videos que somem em 24 horas e videos de 15 segundos, respectivamente. Ambos imprimindo novamente velocidade.
O Twitter foi criado para troca de mensagens de até 140 caracteres. Em 2017, foi dobrado o tamanho máximo das mensagens passando para 280 caracteres. Qual foi o resultado?
As pessoas não utilizaram a capacidade máxima. Segundo reportagem da TecMundo, antes da mudança, 9% usavam a capacidade máxima em seus posts. Após o aumento do limite, apenas 1% chegavam ao limite.
Além disso, de acordo com dados do próprio Twitter, a tamanho mais comum dos tweets passou de 34 caracteres em agosto de 2017 para 33 caracteres em agosto de 2018.
Qual é a conclusão: as pessoas não querem perder tempo em mensagens longas.
As Fake News.
Sim, mediante tanta pressa, quem realmente lê o conteúdo inteiro de uma matéria antes de repassar?
Acredito que muitos lêem apenas os títulos e repassam.
O problema é que as fake news, usualmente, utilizaram títulos chamativos e polêmicos para atrair a audiência.
Tem tudo a ver.
A técnica que as mentes brilhantes como Steve Jobs, Jeff Bezos e Tim Cook utilizam vai na contra-mão desta pressa generalizada: é a Rule of Awkward Silence, em tradução livre, "Regra do Silêncio Estranho".
Esta técnica é simples: quando confrontado com uma questão complexa ou ameaçadora, ao invés de responder imediatamente, você faz uma pausa, pensa profundamente por vários segundos e, finalmente, responde. Como você deve estar imaginando, isto é estranho e cria um certo clima de desconforto. Daí o nome da regra.
No mundo atual, onde tudo o que falamos repercute de forma estrondosa através das redes sociais, esta regra deveria ser mais difundida e poderia evitar muitos problemas que temos visto ultimamente: respostas emocionais e inconsequentes, geralmente, causando constrangimento e arrependimento.
Aí... já é tarde demais...
Um pensamento crítico envolve considerar o tema de forma profunda e cuidadosa. Devemos nos introspectar, pesar e analisar os fatos, e cuidadosamente racionalizar uma resposta. Nada disto é possível sem tempo.
Ao usar a Rule of Awkward Silence, respondemos aquilo que realmente acreditamos, ao invés de respondermos aquilo que achamos que o outro quer ouvir.
Abaixo vemos dois exemplos da prática desta técnica.
Neste primeiro vídeo, Steve Jobs em uma entrevista de 1997, ele demora por volta de 15 segundos para responder a uma pergunta:
Neste segundo exemplo, vemos Elon Musk aplicando a técnica. Vá até os 20:00 de vídeo. Ele demora 16 segundos para responder uma pergunta.
No meu ponto de vista, deveríamos adotar esta regra não apenas para conversas e entrevistas ao vivo, mas também para conversas e troca de mensagens pelas redes sociais. Neste último caso, tem-se o benefício que não há o clima de desconforto. Nós temos todo o tempo do mundo para responder de forma centrada e racional.
E aí, o que achou?
Vamos adotar esta técnica também?
Se você resolver aplicar esta técnica depois deixe aqui nos comentários como foi a experiência.
Se gostou deste conteúdo, compartilhe nas redes sociais.
1 ano após novo limite de caracteres no Twitter, tweets ficaram mais curtos de Leo Muller no site TecMundo
Video Steve Jobs Insult Response no You Tube - Canal Mike Cane
Video Elon Musk's Complete interview at Air Force Space Pitch Day no You Tube - Canal The Space Arquive
Intelligent Minds Like Tim Cook and Jeff Bezos Embrace the Rule of Awkward Silence. You Should, Too por Justin Bariso no site Inc
Why Intelligent Minds Like Elon Musk and Steve Jobs Embrace the Rule of Awkward Silence por Justin Bariso no site Inc