Isto mesmo, esta imagem não é de Barack Obama. A imagem deste post foi retirado de um vídeo criado artificialmente. Abismado? Eu também fiquei.
Há uma grande discussão sobre as fake news no mundo todo. Mas há um perigo ainda maior a espreita.
O tema das "fake news" é um tema recorrente nas manchetes dos principais veículos de comunicação do Brasil e do mundo.
Basta realizar uma pesquisa no Google com o termo "fake news" que uma enxurrada de artigos nos são oferecidos pela plataforma de pesquisa.
Com sérias implicações nos mais diversos aspectos da nossa vida cotidiana, desde a política até no âmbito da saúde, as "fake news" é um assunto de extrema importância que deve ser debatido e combatido pela sociedade.
Até no combate a pandemia pelo COVID-19, as "fake news" podem dificultar ainda mais o fim da pandemia.
Uma série de fake news tem crescido com relação as novas vacinas em desenvolvimento.
Eis algumas delas: que a vacina vai modificar nosso dna e criar uma "nova espécie"que, talvez, vá destruir a nossa; que células de fetos abortados são usadas na composição das vacinas; que elas são parte de uma conspiração do bilionário Bill Gates para implantar chips em nós; ou ainda, que voluntários para receber a vacina na fase de testes teriam morrido.
Estas "fake news" têm criado uma aversão às vacinas que podem atrapalhar, em muito, a adesão a elas quando estiverem, finalmente, a nossa disposição.
Como se não bastassem as "fake news", o avanço tecnológico e a democratização destas, tem possibilitado o surgimento das "deep fake".
"Deep fake" é uma variante das fake news onde declarações de vídeo e audio são criadas artificialmente, através de inteligência artificial, mais especificamente deep learning, colocando declarações falsas na boca de uma personalidade.
O uso desta tecnologia pode ser visto neste artigo da creative bloq que mostra 10 exemplos de "deep fakes", incluindo Barack Obama e Donald Trump.
Vale a pena conferir neste link.
Agora voce entende porque esta é uma preocupação atual nos EUA, com a proximidade das novas eleições presidenciais. E deve ser uma preocupação nossa quando as nossas eleições se aproximarem.
Se as "fake news" já causam um estrago tremendo em nossa sociedade "apenas" com algumas linhas de texto nas redes sociais, imagine o tamanho do estrago com o poder de convencimento de uma declaração em vídeo falsa mas que soa incrivelmente real.
Neste vídeo você vai ver como a imagem de Barack Obama que ilustra a capa deste post foi realizada.
A tecnologia por trás das "deep fakes" não é por si só má. É o emprego usado dela que a torna ruim, assim como qualquer tecnologia.
A Disney, uma das principais empresas de entretenimento do mundo, responsável pela criação de filmes e animações que encantaram (e encantam) milhões de pessoas ao redor do mundo, também está investindo na tecnologia de inteligência artificial e deep learning,
Vejam o vídeo abaixo:
Incrível!
Imagine atores que já não estão mais aqui conosco, voltarem a atuar com esta nova tecnologia...
Aliás, James Dean, um dos atores mais cultuados da história de Hollywood, sessenta anos após seu último filme, vai voltar a atuar, digitalmente, no filme Finding Jack que está em produção.
O museu de arte The Dali Museum, em St. Petersburg, Florida, lançou em 2019, o Dali Lives.
Salvador Dali foi recriado digitalmente utilizando inteligência artificial, e interagem com o público. Ele foi criado com mais de 6000 frames de entrevistas antigas em vídeo e um processamento de mais de 1000 horas de aprendizado de máquina para substituir o rosto de um ator pelo rosto digital de Salvador Dali. O resultado foi 45 minutos de vídeo, divididos em 125 pequenos trechos que possibilitam 190000 combinações possíveis. O que determina quais vídeos irão rodar é a interação com o público.
É incrível.
Confira no vídeo.
Neste outro vídeo é mostrado os bastidores da produção:
Mediante a importância do tema e a necessidade de informar as pessoas sobre o assunto, foi criado um quiz que vai testar seu conhecimento sobre deep fakes.
Esta iniciativa foi realizada em uma parceria entre a Microsoft, a Universidade de Washington, a USA Today e a Sensity.
Eu te desafio a gabaritar este quiz, mas já vou te avisando que vai ser muito difícil você acertar tudo.
Clique no link para ser direcionado ao quiz - link.
Infelizmente, o quiz está disponível apenas em inglês e em espanhol.
Fake news sobre vacinas contra a covid-19 ameaçam combate à doença por Rafael Barifouse na BBC Brasil
10 deepfake examples that terrified and amused the internet da Creative Bloq
Disney's face-swap technology is as impressive as it is unsettling da Engaget
The CGI ghost of James Dean will star in a Vietnam War movie da Engaget