Investir pelo dinheiro ou por um mundo melhor? Por que não os dois?
As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de uma boa educação financeira para garantir uma vida atual digna e uma aposentadoria tranquila.
Um dos principais objetivos para todo investidor é fazer o fazer "o dinheiro trabalhar para você" ao invés de "você trabalhar pelo dinheiro" e desta forma atingir a tão sonhada independência financeira.
Quando você trabalha pelo dinheiro, você está totalmente dependente do trabalho para honrar suas contas, que chegam mensalmente, quer você trabalhe ou não.
Por outro lado, quando o dinheiro trabalha por você, através dos investimentos, você obtém uma renda passiva, ou seja, uma renda mensal que não depende do seu trabalho.
A matemática é simples: quando a sua renda passiva mensal for maior do que o seu gasto mensal, você atingiu a sua independência financeira.
Sob uma outra perspectiva, as pessoas estão mais conscientes do seu papel na sociedade.
Elas estão cada vez mais atentas às ações das empresas.
Por exemplo, na atual pandemia pelo COVID-19, elas se identificam com aquelas empresas que estão procurando preservar os empregos dos seus colaboradores e estão colaborando com a sociedade através de doações.
Ha seis anos atrás, quando idealizei o blog Espiral de Valor, eu já notava uma tendência de um consumo consciente, no qual as pessoas valorizam e procuram consumir de empresas com responsabilidade socio-ambiental, que não estão apenas preocupadas com lucro.
Mas você deve estar se perguntando: Se estas empresas não estão preocupadas com o lucro, elas não devem ser boas empresas para se investir.,, não é mesmo?
Na verdade, existe uma filosofia de investimentos que procura conciliar lucro E responsabilidade socio-ambiental. É a chamada de ESG.
Quando a ESG é aplicada nos investimentos, o gestor analisa os seguintes aspectos da empresa antes de optar por incluí-la no seu portfolio de investimentos:
O E vem de 'Environment' ou 'Ambiente' (de meio ambiente). Por isto aqui no Brasil, muitos chamam este investimentos de ASG.
As empresas são avaliadas com relação:
O S vem de 'Social', ou seja, como é a sua atuação na questão de responsabilidade social.
Os seguintes aspectos são avaliados:
O G vem de 'Governance', ou seja, de governança.
Os seguintes aspectos são avaliados:
Como eu disse anteriormente, as pessoas estão cada vez mais conscientes do poder que possuem em suas mãos.
A sobrevivência de uma empresa depende dos consumidores consumirem seus produtos ou serviços.
Nos dias de hoje, um produto ou serviço de qualidade não é mais suficiente para garantir que os consumidores irão adquiri-lo.
Você consumiria de uma empresa que usa 'trabalho escravo' como mão de obra para produzir seus produtos?
E de uma empresa com posturas racistas?
E de uma empresa que não tem nenhuma preocupação ambiental?
Em um mundo conectado, no qual quaisquer notícias viralizam com uma velocidade assombrosa, imagine o estrago na marca de uma empresa se alguma dessas condutas viralizar?
Uma reputação construída ao longo de anos, pode ser demolida em dias.
Agora imagine se você possui uma parcela importante do seu patrimônio investida nesta empresa...
Correto... como a reputação da empresa, seu patrimônio construído ao longo de anos, seria demolida em dias.
No meu ponto de vista, empresas sem cultura ESG estão fadadas ao fracasso em um futuro muito próximo.
A maioria dos estudos demonstram que ações de empresas que implementaram políticas ASG tiveram desempenho financeiro de longo prazo acima do mercado. Esse resultado sugere que a adoção de políticas de investimento que levam em consideração fatores ASG são capazes de identificar oportunidades em ações que ainda não foram observadas pelo mercado.
Friede, Busch, & Bassen , em 2015, analisaram mais de 2 mil trabalhos acerca do tema ESG. Nesse estudo, os autores mostram que aproximadamente 90% dos trabalhos afirmam que há correlação neutra ou positiva entre fatores ASG e desempenho financeiro, sendo que mais da metade, 63%, evidencia que existe correlação positiva. Apenas 8% dos estudos encontraram correlação negativa.
O resultado mostra que a adoção dos aspectos ASG, na grande maioria dos casos, auxilia na performance das instituições, além de deixá-las alinhadas com as boas práticas de investimento responsável.
O investimento em ESG tem crescido muito nos últimos anos.
Segundo relatório da Global Sustainable Alliance, de 2019, investimentos em ESG no mundo alcançaram a marca de US$30,7 Trilhões de dólares - aumento de 34% em relação ao relatório anterior de 2016.
Aqui no Brasil, investimentos em ASG estão em fase inicial, mas o assunto tem tomado corpo nos últimos meses.
A XP investimentos realizou uma live sobre o assunto. Veja neste link.
E a Stock Pickers (podcast sobre investimento em ações) também dedicou um episódio sobre o tema. Ouça neste link.
Do ponto de vista prático, você pode investir diretamente em ações de empresas com cultura ESG ou em fundos ESG.
No momento, há poucos fundos ESG disponíveis, mas pode ter certeza que em breve, inúmeros outros fundos surgirão.
A FAMA Investimentos é uma gestora de investimentos que tem no ESG como base para suas decisoes de investimentos.
A JGP lançou recentemente seu primeiro fundo ESG, a JGP ESG FIC FIA.
E a XP Investimentos também está apostando nesta tendência e lançou recentemente o seu primeiro fundo ESG, Trend ESG Global.
Parece que é um tipo de investimento que veio para ficar.
Eu particularmente, adoro este princípios e é um aspecto que vou levar em consideração em cada decisão de investimentos que eu fizer a partir de agora.
E você o que achou?
Deixe seus comentários.
Compartilhe com amigos investidores que querem atingir sua independência financeira e ao mesmo tempo garantir um mundo melhor para se viver.
UMA BOA NOTÍCIA… AS PESSOAS ESTÃO CADA VEZ MAIS ADQUIRINDO UM CONSUMO MAIS CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL… no site Espiral de Valor
JGP lança seu primeiro fundo ESG e inclui critérios socioambientais em outras carteiras na Valor Investe
XP lança fundo ESG que investe em empresas como Apple e Amazon por Anderson Figo no site Infomoney
Relatório da ANBIMA Guia ASG - 2019
ESG: Investimento em empresas com impacto social e ambiental no canal do You Tube da XP Investimentos