O título da palestra visionária de Jorge Conde é instigante: como hospitais, farmácias e até sintomas podem desaparecer.
Segundo Jorge Conde, tudo isto será possível através da tecnologia.
Você pode conferir a palestra no You Tube no Canal da a16z:
Ele começa a palestra nos dando um panorama do cenário atual da saúde.
Nós, eventualmente, ficamos doentes. Vamos a um hospital nos consultar com um especialista. E saímos com um tratamento que é adquirido nas farmácias.
Você imaginaria um mundo sem hospitais e farmácias?
Este mundo já existiu... no passado, não tão longínquo.
Antigamente, os médicos eram generalistas e iam nas casas dos enfermos, não o contrário, como é feito hoje em dia. O crescimento do conhecimento médico científico e a consequente especialização impediu a continuidade deste modelo de atendimento. Surgiram os hospitais ou centros médicos.
O mesmo acontecia, do ponto de vista terapêutico, o médico possuía em sua maleta um pequeno arsenal de medicamentos que resolvia a grande maioria das situações. O conhecimento médico científico possibilitou o desenvolvimento de uma variedade enorme de tratamentos. O médico não era mais capaz de carregar consigo a solução para as enfermidades. Surgiram as farmácias.
Com o surgimento das instituições hospitalares e da complexidade da medicina, o gasto em saúde tem elevado de forma drástica. Ele cita alguns destes gastos:
No entanto, estamos vivendo um momento de mudanças em vários pontos do ecossistema de saúde que vão transformar o modelo assistencial no mundo.
Tudo isto tem levado a mudanças no modelo de saúde:
1) Atendimento saindo do hospital para clinicas mais próximas de casa (como farmácias) e, até, para dentro da sua própria casa (home-care)
2) Cada vez mais dispositivos estão disponíveis para monitorização e para manter o paciente longe do hospital
3) Médicos com habilidades em tecnologia – capazes de aprenderem e adaptarem o cuidado do paciente a medida que a tecnologia vai evoluindo
4) Volta do médico para dentro de casa, como antigamente. A telemedicina tem permitido isto (lembrando que em diversas partes do mundo a telemedicina já está regulamentada).
5) Novas tecnologias ajudando o paciente a um acompanhamento continuo. Isto evitaria o desenvolvimento ou agravamento de doenças crônicas como diabetes e cardiopatias.
Ele cita como exemplo o Omada health, um app que ajuda o paciente a desenvolver hábitos saudáveis nas áreas de alimentação, atividade física, sono e estresse.
Vejam o vídeo deste app:
6) Mobile devices – com celular se consegue realizar um ECG, fazer um ultrassom, avaliar um fundo de olho, checar a pressão arterial, e cada vez mais dispositivos médicos ficam a disposição do médico.
7) Farmácias podem desaparecer. A medicação prescrita vai chegar para você, na sua casa.
A Amazon criou a pillpack. A medicação chega em casa e já separada de acordo com o dia e o horário das diversas medicações aumentando a aderência do paciente a medicação prescrita. E o melhor... sem pagar a mais pelo serviço, você paga apenas a medicação.
Veja um vídeo da solução da Amazon:
Outra solução de entrega de medicação é a Zipline. Uma empresa que realiza entrega de suprimentos médicos por drones. Para enfermos em locais remotos e de difícil acesso, esta pode ser a única solução para salvar suas vidas. Ele faz entrega de bolsas de sangue também.
Vejam o vídeo da Zipline:
Neste outro vídeo você vê mais sobre as características do drone:
8) O próximo passo das medicações é aquela programada para você
Mas será que teremos um futuro sem sintomas?
A tecnologia médica está avançando em passos largos no diagnóstico precoce.
Além disso, teremos um acompanhamento da nossa saúde em tempo real através dos wearables. Através destes estaremos enviando e monitorando nossa saúde de forma constante, invisível e passiva.
No modelo atual, ficamos doentes e vamos procurar assistência medica.
Estamos caminhando para uma detecção precoce, enquanto os sintomas são muitos discretos ou até inexistentes.
Quem sabe no futuro, todos estes dados monitorados irão nos alertar antes de você ficar doente.
Este será o fim dos sintomas!!!
Alguém mais esta empolgado com o futuro da medicina?
Eu estou...
E você?
You Tube no Canal da a16z
You Tube – Omada Health
Site da PillPack
Site da Zipline