Em 2 de maio de 2020, o lendário mega investidor Warren Buffet, no auge dos seus 86 anos, realizou a conferência anual da Berkshire Hathaway. Desta vez, sem a presença do seu sócio Charles Munger, que está com 96 anos e, devido a pandemia por coronavírus, evitou viajar para Omaha, local da conferência.
Você consegue encontrar a gravação da conferência na integra na Yahoo Finance:
Você também pode encontrar a transcrição completa (em inglês) no site Rev.com:
Transcrição da Conferência - Rev.com
Eu selecionei neste posts alguns pontos da conferência que me chamaram a atenção.
“Mas, de qualquer forma, o leque de probabilidades em saúde diminuiu um pouco, eu diria que o leque, as probabilidades ou possibilidades e o lado econômico ainda são extraordinariamente amplos. Não sabemos exatamente o que acontece quando você fecha voluntariamente uma parte substancial da sua sociedade.”
Em outro momento da conferência ele diz:
“Não acredito que alguém saiba o que o mercado fará amanhã, na próxima semana, no próximo mês, no próximo ano. Sei que os Estados Unidos vão avançar com o tempo, mas não tenho certeza, e aprendemos isso em 10 de setembro de 2001, e aprendemos alguns meses atrás em termos de vírus. Tudo pode acontecer em termos de mercado, e você pode apostar na América, mas é preciso ter cuidado com a forma como aposta, simplesmente porque os mercados podem fazer qualquer coisa.”
Se um dos maiores e mais respeitados investidores do mundo assume que não sabe o que vai acontecer, você vai se arriscar?
Devemos agir nos investimentos com cautela.
“Esse é um experimento e podemos saber a resposta para a maioria das perguntas razoavelmente em breve, mas podemos não saber as respostas para algumas perguntas muito importantes por muitos anos. Por isso, ainda tem esse enorme leque de possibilidades. Mas, mesmo diante disso, gostaria de falar com você sobre o futuro econômico do país, porque continuo convencido. Eu estava convencido disso na Segunda Guerra Mundial. Fiquei convencido disso durante a crise de mísseis cubanos, o 11 de setembro, a crise financeira (de 2008), de que nada pode basicamente parar a América. Enfrentamos grandes problemas no passado. Não enfrentamos esse problema exato. De fato, realmente não enfrentamos nada que se assemelhe a esse problema, mas enfrentamos problemas mais difíceis do milagre americano, a magia americana sempre prevaleceu e o fará novamente.”
Warren Buffet acredita no longo prazo. Ele sempre confiou que todas as crises econômicas do passado seriam superadas e realmente foram. Ele se mantém confiante de que esta crise atual também será superada.
“se alguém tivesse me dado mil dólares no dia em que nasci e eu tivesse comprado ações com ele e comprado a Dow Average, meus mil dólares teriam se tornado 170 dólares em menos de dois anos”
Uma das maiores crises economicas da historia do capitalismo, o Dow Jones checou a cair 89% do pico.
Somente em 1951, mais de 20 anos depois, o Dow Jones voltou a patamares pré-1929.
“Um dos cenários mais assustadores, quando você teve uma guerra com um grupo de Estados lutando contra outro grupo de Estados, e pode ter sido testado novamente na grande depressão, e pode ser testado agora até certo ponto, mas, no final, a resposta é nunca aposte contra a América, e isso é, a meu ver, tão verdadeiro hoje quanto em 1789, e até mesmo durante a guerra civil e as profundezas da depressão.”
Warren relata que desde que terminou a faculdade, ele transformou 1 dólar em 100 dólares.
Uma dica sua: Never bet against America em tradução livre: Nunca aposte contra a América)
Em determinado ponto da entrevista, Warren ressalta Sam Nunn, Bill Gates, The Economist, John Hopkins, uma série de pessoas e entidades sérias que já alertavam sobre os riscos de uma pandemia.
O mundo poderia estar mais preparado para esta crise.
No meu ponto de vista, o mundo nunca esteve tão bem informado e ao mesmo tempo tão mal informado. É o paradoxo do mundo digital.
Vivemos em um mundo com uma quantidade tão grande de informação, que as relevantes e impactantes ficam perdidas, ou correm o risco de serem esquecidas, negligenciadas ou arquivadas para uma ação posterior.
Como separar o joio do trigo?
Como saber quais informações são relevantes o suficientes para nos tirar da inércia e criarmos um plano de ação para evitar potencias problemas futuros?
Nós somos muito imediatistas. Se este problema é apenas uma possibilidade por que dar atenção a isto agora, quando há muitos problemas atuais para resolver?
O Ted de Bill Gates sobre os riscos de uma pandemia ocorreu há quase três anos atrás! Não poderíamos ter feito algo a respeito?
Se você não assistiu, veja abaixo:
“Não acho que a maioria das pessoas esteja em posição de escolher fazer stock picking (escolher ações); alguns podem ser, mas, no geral, acho que as pessoas estão muito melhor comprando uma seção da América e esquecendo disso (comprar um indice de ações). Se você tivesse feito isso, se eu tivesse feito isso quando saísse da faculdade, bastava fazer 100 por 1 (100 dólares por cada dolar investido) e coletar dividendos, o que aumentaria substancialmente com o tempo.”
Neste ponto, ele defende o investimento em índice, por exemplo, investir no índice da DOW JONES. Aqui no Brasil, seria o equivalente a comprar BOVA11.
A vantagem de se expor em bolsa de valores através de um índice é a diversificação.
“Se você realmente tinha uma fazenda e tinha esse vizinho, e um dia ele lhe ofereceu US $ 2.000 por acre, e no dia seguinte ele oferece a você US $ 1.200 por acre, e talvez no dia seguinte ele lhe ofereça US $ 800 por acre, você está realmente você sentirá que, ao avaliar o que a fazenda produziria em US $ 2.000 o acre, você deixaria esse cara levá-lo a pensar: "É melhor vender porque esse número continua diminuindo o tempo todo"? É uma questão muito, muito, muito importante para trazer a abordagem psicológica correta para a propriedade de ações ordinárias.
Warren Buffett faz uma analogia entre ações e uma fazenda. Quando você compra uma fazenda você faz uma previsão futura do quanto aquela fazenda pode produzir e lhe render no futuro. E desta forma, você avalia se é um preço justo a se pagar no momento presente. Com ações é o mesmo, com a diferença que os preços estão pipocando na sua frente o tempo todo, fato que não acontece quando você compra uma fazenda.
É preciso ter controle emocional para manter posições compradas (isto significa, não vender suas ações) ao ver, dia após dia, o preço da ação cair.
"E não sei se daqui a dois ou três anos tantas pessoas voarão tantas milhas quanto no ano passado. Eles podem ou não, mas o futuro é muito menos claro para mim. Como os negócios se sairão não será por culpa das próprias companhias aéreas. Aconteceu um evento de baixa probabilidade, que afetou particularmente os negócios de viagens, negócios de hotéis, negócios de cruzeiros, negócios de parques temáticos, mas principalmente os de companhias aéreas. E, é claro, o negócio das companhias aéreas tem o problema de que, se o negócio cair 70% ou 80%, a aeronave não desaparecerá.”
Warren Buffet adquiriu 10% de quatro grandes companhias aéreas há alguns meses atrás (American Airlines, Delta Air Lines, Southwest Airlines e United Airlines). Com esta crise, ele vendeu sua posição com prejuízo. Ele adquiriu por volta de $8B e vendeu por $6.5B.
Na época em que ele comprou o cenário era totalmente diferente, pessoas viajando pelo mundo todo a turismo ou a trabalho.
Com a pandemia, as fronteiras foram fechadas na grande maioria dos paises. Mesmo que não estivessem, provavelmente os vôos estariam vazios devido o medo de contágio com o coronavírus.
Para quem já é investidor, a decisão de vender ou manter as ações de um determinada empresa, depende de uma reavaliação do negócio com este cenário pós-COVID.
O impacto será transitório ou estrutural para o negócio das empresas que você é sócio (através da posse de ações)?
Ninguém sabe como será o setor aéreo após o fim da reabertura das fronteiras.
As pessoas voltarão a viajar de avião como antes? Ou irão preferir viagens que possam ser feitas com seu carro? Viagens mais próximas?
Muitos passageiros viajavam a negócios. Agora que muitos foram obrigados a realizar reuniões virtuais, será que voltaram ao modelo antigo ou continuarão no mundo virtual?
Vale a pena, todo o investimento financeiro (passagem, hospedagem, gastos com alimentação e deslocamento) e de tempo (gasto nos aeroportos, a duração do vôo, deslocamentos no trânsito) para ter uma reunião de negócios?
Todo o mercado de eventos, que também era responsável por grande parte dos passageiros, foi amplamente afetado pela pandemia e a consequente necessidade de evitar aglomerações. Será que voltaremos a ter tantos eventos, feiras e congressos como outrora?
Muitas perguntas… Poucas respostas… Só o tempo dirá…
"você nunca quer usar dinheiro emprestado"
O mercado acionário oscila muito e está sujeito ao imponderável, aos chamados “cisnes negros”.
Para quem não está habituado ao termo, cisne negro é um evento inesperado e de alto impacto, ocasionando movimentos abruptos e intensos. O termo foi cunhado pelo brilhante Nassim Nicholas Taleb, no seu livro “A lógica do cisne negro”. Vale a pena a leitura.
Um exemplo de cisne negro foi o atentado de 11 de setembro de 2001.
Sempre há risco de quedas abruptas e inesperadas nas ações.
Por este motivo, sempre invista com suas economias, dinheiro seu.
No mercado financeiro, existem modalidades alavancadas, que podem potencializar seus ganhos (mas também suas perdas).
Enfim, como sempre, Warren Buffett demonstra por que é um dos maiores investidores do mundo.
Todos podemos aprender muito ao ouvir o que este simpático velhinho de Omaha nos tem a dizer.
Apesar de toda sabedoria nos investimentos, ele não é infalível, e nem afirma ser, muito pelo contrário.
Em seu discurso ele admite o "erro" ao ter comprado parcela de quatro das maiores companhias aéreas.
Erro?
A grande maioria teria se esquivado e colocado a culpa na pandemia.
Esta é outra grande lição de Warren Buffett: assuma seus erros.
Até o momento, a Berkshire Hathaway perdeu por volta de 19% de valor de mercado.
O histórico dela é de 20% de ganhos anuais!
Antes de terminar, você deve estar se perguntando: “Espera… ele não falou nada sobre compras? O que ele comprou atualmente?”
Eles possuem $124B em caixa (dinheiro e tesouro americano) e $180B em equities (empresas).
Faz parte da política da empresa, ter uma reserva para situações criticas.
Ele não falou nada sobre compras.
Talvez porque o cenário futuro ainda é muito incerto.
O que é certo é que ele tem caixa suficiente para realizar bons negócios quando oportunidades surgirem.
Warren Buffett sendo Warren Buffett.
Eu espero que você tenha adquirido vários aprendizados para seus investimentos.
Eu tive.
Se gostou, comente abaixo.
Também compartilhe com aqueles que você acha que pode se beneficiar com este conteúdo.
Bons investimentos!
Fonte:
Warren Buffett Berkshire Hathaway Annual Meeting Transcript 2020